O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Jesus conta contigo!
 


Nota: este espaço destina-se a acolher as reflexões, de autoria de Don Luciano Squizzato (¹) que, generosamente, autorizou o compartilhamento das mesmas.
 
 

ENCONTROS COM A PALAVRA 
Nº 366 – Toda esta chuva será um bem!
(Romanos 8,28-29)
 

 
 

Ultimamente parece que o sol decidiu entrar em férias.

Recentemente, vivemos um daqueles períodos em que por muitos dias seguidos quase não o víamos. Era apenas chuva. Chuva que acinzenta os dias e ensopa a terra e os homens.

Comentando com um companheiro mais velho esses intermináveis dias de chuva e nuvens escuras, me dei conta que ele via o quadro chuvoso na sua totalidade e eu me estava perdendo nos detalhes. Ele, então, recordando a seca do ano passado, me disse: “ Mais a frente, toda esta chuva será um bem para nós!”

Talvez estejas vivendo um momento na tua vida em que a “chuva” parece não cessar mais. A chuva do stress, das más notícias, da luta desgastante – talvez das desilusões, do luto, da confusão. Cedo ou tarde todos nós nos defrontaremos com essas estações e nos acordaremos imersos em mais um dia de chuva.

Tem um Palavra de Deus que é, desde 2.000 anos atrás, um raio de sol que transpassa os dias sombrios. É aquele versículo bem conhecido (como...não o decorastes, ainda?) de Romanos 8,28 – que ajudou a milhões de crentes a ver o quadro na sua totalidade quando parece que a chuva não vai mais parar. Leia com atenção isto que Deus te diz - "Nós Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele".

       Alguém definiu Romanos 8,28 como “um travesseiro macio para as longas noites”. Espero que o seja, também, para ti. Porque te dá a garantia de Deus de que há um sentido para tudo aquilo que estás passando...tem um santo plano de Deus que permitiu que acontecessem essas coisas. Quase nunca entendemos a razão do mau momento que estamos passando, mas Deus sabe extrair o bem também disso.

O versículo de Romanos 8,28 não diz que tudo aquilo que nos acontece é bem – diz, ao contrário, que Deus saberá tirar disso um bem maior que o mal que estamos vivendo. Um bem para ti, para a tua vida – se estás entre "aqueles que amam a Deus".

Escreveu São João Calábria - Recordemo-nos que a Divina Providência é uma terna Mãe que tudo faz para o nosso bem, aliás, para o nosso bem maior, devemos sentir-nos conduzidos pelas suas mãos maternas. É verdade que muitas vezes devemos sofrer e a natureza pode se revelar, por vezes, quase aterrorizante, não nos admiremos com isso: também Jesus conheceu a tristeza, o tédio e o medo, chegando a pedir ao Pai que afasta-se Dele o cálice amargo, acrescentando porém que se submetia a sua paterna Vontade.

Agora só vemos, como num trabalho de bordado, apenas a trama. E o verso do bordado poderá nos parecer que tudo seja confusão, mas quando o trabalho estiver completo, então veremos o lado correto do bordado, a sua magnífica e maravilhosa obra”.

Assim não importa a quantidade e a sequência dos dias chuvosos – também tu poderás dizer: “mais adiante, toda esta chuva será um bem para nós!” Deus não permitiria que essas coisas te sucedessem se Ele não soubesse usá-las para o teu bem.

O versículo sucessivo, Romanos, 8,29, diz que o bem que Deus deseja tirar daquela situação negativa é de te tornares “conforme a imagem do seu Filho” - ou seja , tornar-te mais semelhante a Jesus.

Deus permite, na tua vida, só os acontecimentos que melhor possam desenvolver, em ti, a imagem do Seu Filho Jesus. Não existe nada de melhor que Deus possa fazer na tua vida que desenvolver em ti o modo que Jesus tem de amar...a maneira com que Jesus trata as pessoas...a paciência que tem Jesus com as pessoas... a capacidade de compreensão e de empatia que tem Jesus com quem tem uma dolorosa ferida... a ligação que Jesus tem com o Pai.

E talvez Deus se sirva, ainda, de muitos dias de chuva até que tu te tornes aquele homem ou aquela mulher que Ele quer que tu sejas. Provavelmente te está tornando mais forte...ou mais doce...purificando o teu modo de fazer as coisas... te conduzindo a novas prioridades... tornando-te mais sensível com as pessoas que feristes ou que estás negligenciando... te levando a queimar pontes que não mais deverás atravessar... ou a curar velhas feridas.

Então, aquilo que te leva a viver com serenidade os teus dias de chuva é a certeza de que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”... que tudo isso, ao final, te tornará melhor.

Então, quer dizer que ficarás feliz com os dias de chuva? Não necessariamente, mas com certeza os viverás melhor se tiveres em mente o quadro completo e não o detalhe.

Deus está usando essa chuva para te tornar melhor. Assim, se nesta manhã acordastes, novamente, com chuva repasse Romano 8, 28 – e diz, a ti mesmo, com toda a confiança que vem do saber que estás nas mãos de Deus – “Mais adiante, toda esta chuva será um bem para nós!”

Vos acompanho com a oração, sempre com  consideração e afeto.

Dom Luciano
      http://www.incontriconlaparola.com/

 
     
 

(¹) Don Luciano Squizzato, é um sacerdote italiano que pertence a uma Congregação religiosa fundada por São João Calábria (Congregazione Poveri Servi della Divina Provvidenza), presente também no Brasil há muitos anos. Fez o seu ano de noviciado, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, onde, segundo ele, passou um dos anos mais belos e emocionantes da sua vida. Após sua ordenação sacerdotal trabalhou em uma paróquia em Roma (Itália), a seguir partiu, em missão, para as Filipinas, onde trabalhou com meninos e meninas de rua e, posteriormente,  com meninos de rua e crianças vítimas de abuso sexual no Quênia. Atualmente se encontra na  Itália, no aguardo de uma nova missão.

 
Página Melhor Visualizada em Resolução 800x600 no Internet Explorer
2009 MCCPELOTAS Todos os direitos reservados. Política de privacidade.