Jesus conta contigo!
 

MCC do Brasil - Assessor Eclesiástico - Nacional
Pe. Francisco Bianchin (Pe. Xiko).
Carta nº 02 (26/jul/2016).

.

Nobre missão dos avós.

A missão de educar, acompanhar e transmitir os valores fundamentais aos filhos, sem dúvida, é tarefa dos pais. A missão primeira e original cabe aos pais que jamais poderão renunciar ou delegar sua tarefa de educadores e transmissores de valores éticos e morais aos outros. No entanto, os avós têm a nobre missão de ajudar no cuidado e, acima de tudo, de amar seus netos.

Por isso nessa semana em que comemoramos o dia dos avós, quero prestar homenagem e estimular essas extraordinárias figuras que trazem alegrias aos netos e, ao mesmo tempo recobram para si novo vigor e até novo sentido para suas vidas.

Embora os avós jamais substituam os pais, por mais sábios e experientes que possam ser, eles têm exercido papel importante e indispensável na formação dos netos, pois são presença, dão carinho, apoiam e ajudam os filhos nas necessidades diárias. Especialmente na sociedade de hoje tão machucada pelo egoísmo e ferida pela violência, a presença dos avós, cheios de ternura, revestidos de amor redobrado, é sinal de segurança e amparo.

Dia 26 comemoramos o dia dos avós. Nesta data recordamos Santana e São Joaquim, os privilegiados avós de Jesus. À luz de sua integridade e santidade, quero cumprimentar todos os avôs e avós, desejando-lhes muita saúde e que possam desempenhar com muito carinho e amor seu papel de coadjuvantes ímpares na formação de seus netos.

Tenho certeza de que os netos são um apelo e um forte convite à renovação do amor familiar e um excelente exercício de reviver os felizes tempos em que viveram as emoções da chegada dos filhos. Os netos, com certeza, são como se fossem filhos 'temporãos'.

Felizes aqueles avós que se valem dessa rica e fantástica oportunidade de renovar seu amor, mas, sobretudo, para referenciar e rememorar as tradições da família, especialmente a tradição do cultivo dos valores éticos e morais.

Felizes os filhos e netos que reconhecem o valor dos avós, pois como diz o Papa Francisco: “ Os avós são a sabedoria da família e de um povo. Um povo que não escuta os avós é um povo que morre.”

Meu desejo é que os avós sejam um bom ponto de referência, um porto seguro. Que seu regaço seja expressão de misericórdia e acolhimento, que seus braços sejam amparo e símbolo do carinho, que seu colo seja refúgio para todos os momentos, especialmente os de insegurança.

Parabéns, vovós.

 

Pe. Xiko, SAC


Carta nº 01 - julho/2016 - A violência é um sintoma. - Clicar aqui

 

 

Página Melhor Visualizada em Resolução 800x600 no Internet Explorer
2009 MCCPELOTAS Todos os direitos reservados. Política de privacidade.